Em cúpula na Ucrânia, Zelensky e UE devem discutir mais sanções contra Rússia

O presidente Volodymyr Zelensky se reúne, nesta 6ª feira (3.fev), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. Os líderes, que já se encontraram na tarde de 5ª feira (2.fev), devem debater envios de ajuda humanitária e militar, bem como um novo pacote de sanções por parte do bloco contra a Rússia.

Até o momento, a União Europeia já impôs nove pacotes de restrição contra Moscou, em uma forma de tentar pressionar a economia russa e enfraquecer a invasão na Ucrânia. Com o avanço dos ataques, no entanto, Zelensky afirma que novas sanções devem atingir a Rússia para sufocar ainda mais o poder militar do inimigo.

A ação é apoiada por von der Leyen, que afirmou que Moscou deve pagar “um alto preço” pela agressão na Ucrânia. Segundo ela, o último pacote de sanções, que contou com um teto para o preço do petróleo russo, já está refletindo um impacto significativo nas finanças russas. “Vamos continuar aumentando a pressão”, disse.

A presidente da Comissão defende ainda que a Rússia contribua para a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra, uma vez que o país é culpado pela agressão. Para isso, ela disse que os aliados estão explorando como usar os bens públicos de Moscou em benefício do governo ucraninao, que já acumula um prejuízo de mais de 690 milhões de euros.

“A Rússia também deve ser responsabilizada nos tribunais por seus crimes odiosos. Promotores da Ucrânia e da União Europeia já estão trabalhando juntos. Estamos coletando evidências e estaremos prontos para iniciar o trabalho muito rapidamente com a Eurojust, com a Ucrânia, com outros parceiros”, afirmou von der Leyen.

Fonte: SBT News

Tags: Pós Guerra, reconstrução, Rússia, Sançoes, ucrânia, União Europeia, Ursula von der Leyen, Zelensky