Eleições nos EUA: pesquisa mostra empate entre Biden e Trump

Joe Biden e Donald Trump estão empatados na disputa pela Presidência dos Estados Unidos. É o que mostra a primeira pesquisa do jornal The New York Times, para o ciclo eleitoral de 2024.

Se forem indicados por seus partidos para a corrida eleitoral, a disputa deverá ser acirrada. Isso porque 43% dos eleitores registrados dizem que vão apoiar Biden e outros 43% dizem votar em Trump.

14% dos eleitores não escolheram nenhum dos dois candidatos como uma opção. Alguns disseram que não votariam ou se recusaram a responder à pesquisa.

New York Times traçou o perfil dos eleitores que não optaram por Biden ou Trump na pesquisa. A principal característica desse grupo é que eles são altamente críticos ao republicano, o que favoreceria o atual presidente americano em uma possível disputa.

Estão também, entre esses 14%, os eleitores mais propensos a dizer que Donald Trump “cometeu graves crimes federais” ou que seu comportamento após a eleição de 2020 “ameaçou a democracia americana”.

“Claramente é um grupo melhor para Biden do que para Trump”, disse o analista político do Times, Nate Cohn.

Segundo o analista político, o fato dos indecisos serem “anti-Trump” faz com que a corrida seja mais favorável a Biden, apesar do empate. Mas isso não garante que ele seja eleito, já que o sistema eleitoral americano não usa o voto direto, e sim um número de delegados por cada estado. Foi assim que Hillary Clinton perdeu para Trump em 2016, com eleitores indecisos, de estados indecisos, se inclinando para o republicano.

Fonte: SBT News

Tags: disputa presidencial, donald trump, Joe Biden