Dinamarca anuncia intenção de aprovar contribuição para o Fundo Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta terça-feira (18), com a primeira-minista da Dinamarca, Mette Frederiksen. Na reunião, que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e foi a primeira entre os dois líderes, a premiê anunciou intenção de aprovar uma contribuição para o Fundo Amazônia no orçamento dinamarquês.

A informação foi divulgada pelo Governo Federal brasileiro. No encontro, Lula e Frederiksen conversaram sobre meio ambiente e combate à desigualdade. Além disso, o petista convidou a primeira-ministra da Dinamarca para visitar o Brasil, e ela convidou Lula para ir ao país europeu.

Ainda na manhã desta 3ª, o presidente brasileiro se reuniu com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer, à margem da sessão plenária da Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE). “Os dois líderes conversaram sobre as relações bilaterais, e o presidente Lula convidou Nehammer a visitar o Brasil”, fala o governo brasileiro, em nota.

Outra reunião do petista na manhã de hoje à margem da sessão da Cúpula foi com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson. “Além das relações bilaterais, os dois líderes conversaram sobre os caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Brasil e Suécia possuem um contrato de produção das aeronaves envolvendo a Embraer e a Saab. O primeiro-ministro sueco convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia. Lula também convidou Kristersson a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial no ano que vem”, afirma o Planalto.

Café da manhã

Segundo o governo Brasil, Lula começou este segundo dia de compromisso em Bruxelas participando de um café da manhã com várias lideranças de governos, partidos e movimentos progressistas da América Latina, Caribe e da Europa. “Os convidados discutiram pontos em comum, como defesa da democracia, combate à desigualdade, promoção do bem-estar social, respeito aos direitos humanos, ações pelo clima e meio ambiente”, diz o comunicado.

O ex-primeiro-ministro da Suécia Stefan Löfven, líder  do partido Socialistas Europeus, que atua no parlamento da UE, foi quem organizou o evento. Participaram também os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a primeira-ministra da Dinamarca, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez. A secretária de Relações Exteriores do México, Alícia Barcena, representou o governo do país.

Fonte: SBT News

Tags: Amazônia, bélgica, Dinamarca, intenção