Desaceleração industrial da zona do euro se aprofundou em março

A atividade em fábricas na zona do euro caiu ainda mais durante o mês de março. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial final da S&P Global caiu para 47,3 em março, antes 48,5 em fevereiro, pouco antes de uma leitura preliminar de 47,1, mas abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo nono mês.

Custos de energia mais baixos e cadeias de suprimentos curativas significaram, no entanto, que os preços dos insumos caíram pela primeira vez desde julho de 2020 – exatamente quando a pandemia de coronavírus estava consolidando seu domínio sobre o mundo. O subíndice caiu de 50,9 para 46,8.

Essa queda permitiu que as fábricas aumentassem seus preços no ritmo mais lento em mais de dois anos, provavelmente boas notícias para os formuladores de políticas do Banco Central Europeu, que até agora não conseguiram levar a inflação para perto de sua meta de 2%.

Depois de entregar um aumento esperado de 50 pontos-base nas taxas de juros no mês passado, uma pesquisa da Reuters sugeriu que o BCE seguiria com elevações de 25 pontos-base nas reuniões de maio, junho e julho.

Fonte: SBT News

Tags: desaceleração, Economia, euro, mundo