Dezessete trabalhadores da construção civil morreram nesta quarta-feira (23) depois que uma ponte que estava sendo erguida desabou no nordeste da Índia. O acidente é o mais recente de uma série de falhas em estruturas que resultaram em óbitos pelo país.

O desabamento da ponte na cidade de Sairang, no estado de Mizoram, matou ao menos 17 pessoas e feriu várias outras, segundo o ministro-chefe do estado indiano, Zoramthanga.

Vídeos e fotos postados por Zoramthanga no Twitter, agora conhecido como X, mostram a estrutura quebrada no chão, com uma espessa nuvem de poeira e fumaça subindo no ar.

“Profundamente entristecido e afetado por esta tragédia”, escreveu ele. “Estendo minhas mais profundas condolências a todas as famílias enlutadas e desejo uma rápida recuperação aos feridos.”

O primeiro-ministro Narendra Modi, que está na África do Sul para a cimeira do grupo econômico Brics, também apresentou as suas condolências aos mortos no incidente.

“Sofrido pelo acidente na ponte em Mizoram”, escreveu Modi no X, oferecendo uma quantia de quase US$ 2.500 para os parentes mais próximos dos mortos e US$ 600 para os trabalhadores feridos.

Mizoram é um estado montanhoso que fica próximo à fronteira da Índia com Bangladesh e Mianmar. Suas vilas e cidades contam com uma rede de estradas não pavimentadas e pistas de mão única, rodovias e pontes.

O acidente não é o primeiro a ganhar a atenção da população indiana nos últimos meses, já que a Índia vem transformando sua infraestrutura a uma velocidade surpreendente e gastando milhões para atualizar sua rede de transporte.

Em junho, uma ponte de concreto de quatro pistas que estava sendo construída sobre o rio Ganges, no estado oriental de Bihar, desabou pela segunda vez em pouco mais de um ano, levantando dúvidas sobre a qualidade de sua construção.

Em outubro passado, uma ponte suspensa recentemente reparada cedeu na cidade de Morbi, em Gujarat, matando 135 pessoas.

Fonte: CNN Brasil

Tags: desabamento, India, mata 17 pessoas, mizoram