David Cameron exige que iemenitas parem ataques contra navios no Mar Vermelho

O secretário do Exterior da Inglaterra, David Cameron, afirmou, nesta quinta-feira (4), que os ataques aos navios de carga no Mar Vermelho, que vêm ocorrendo nos últimos dias, devem parar “imediatamente”.

As investidas foram assumidas pelo Houthis, um grupo rebelde do Iêmen, que afirma agir em solidariedade ao povo palestino e em retaliação aos bombardeios de Israel contra a Faixa de Gaza na guerra com o Hamas.

Cameron disse que se o pedido não for acatado haverá consequências, mas não revelou quais seriam.

“É ilegal, não tem a ver com Gaza, não tem a ver com Israel. É sobre liberdade de navegação e é sobre o transporte de cargas”, afirmou Cameron.

A Casa Branca também se posicionou contrária à atuação dos rebeldes iemenitas e divulgou um comunicado, nessa quarta-feira (3), no qual alertou os responsáveis pelos ataques.

“Queremos que a nossa mensagem seja clara: queremos o fim imediato desses ataques ilegais e a libertação das tripulações que foram injustamente feitas de reféns”, diz a nota da representação dos Estados Unidos.

Além dos britânicos e norte-americanos, representantes da Austrália, Canadá, Alemanha e Japão, além de outros países, também se posicionaram contrariamente à atuação dos rebeldes no Mar Vermelho.

“O Houthis será responsável pelas consequências que sofrer, caso continue a ameaçar vidas, a economia global e o livre comércio”, afirma o texto.

Os rebeldes, por outro lado, afirmam que apenas atacam as embarcações que sejam ligadas a Israel.

Fonte: Sbt News

Tags: ataques, faixa de gaza, guerra, israel, Mar Vermelho, mundo