Coreia do Norte testa novo míssil hipersônico e aumenta tensão na região

Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (15) ter realizado com sucesso o teste de um novo míssil hipersônico. O lançamento, que ocorreu perto da capital norte-coreana de Pyongyang, representou o primeiro teste balístico do país em 2024.

A Agência de Notícias Central Coreana afirmou que o teste tinha como objetivo verificar a confiabilidade dos motores de combustível sólido do míssil e as capacidades de voo manobráveis da ogiva hipersônica.

O artefato é parte dos esforços contínuos de desenvolvimento militar do país de demonstrar avanços tanto na tecnologia de mísseis hipersônicos quanto na utilização de motores de combustível sólido. A Coreia do Sul relatou que o míssil voou cerca de 1.000 quilômetros antes de cair nas águas entre a Península Coreana e o Japão.

Especialistas acreditam que o teste reflete a intenção da Coreia do Norte de fortalecer sua capacidade de evadir defesas antimísseis, especialmente visando bases militares dos EUA, como Guam. O país tem investido também em mísseis balísticos intercontinentais de combustível sólido.

Além disso, há crescentes preocupações sobre a cooperação militar entre Coreia do Norte e Rússia. Uma delegação norte-coreana liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, recentemente chegou a Moscou para discussões, mas o conteúdo exato não foi divulgado.

As tensões na Península Coreana atingiram níveis críticos após uma série de demonstrações armamentistas lideradas por Kim Jong Un. Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão respondem com fortalecimento de exercícios militares conjuntos e estratégias de dissuasão nuclear.

O Ministério da Defesa sul-coreano instou a Coreia do Norte a interromper atividades que violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O teste recente marca uma escalada nas capacidades militares norte-coreanas, alimentando incertezas e elevando as tensões em uma região já volátil.

Fonte: SBT News

Tags: arma, guerra, mundo