Coreia do Norte lança míssil e simula contra-ataque nuclear

A Coreia do Norte informou, nesta segunda-feira (20), ter simulado um contra-ataque nuclear no último fim de semana. Segundo informado pela mídia estatal, para imitar a ação, as forças militares lançaram um míssil, que, após voar cerca de 800 quilômetros, foi derrubado por uma ogiva nuclear simulada. 

O teste foi acompanhado pelo líder norte-coreano, Kim Jong Un, que autorizou o disparo de mais de 70 mísseis apenas em 2022 – uma ação sem precedentes. A simulação do fim de semana, identificada pelos militares sul-coreanos e japoneses, foi classificada como “bem-sucedida”, uma vez que detonou com precisão o alvo. 

Kim Jong Un classifica as ações como defensivas, uma vez que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram exercícios militares conjuntos. Embora Seul e Washington promovam as atividades há décadas, a Coreia do Norte encara os ensaios como potencial invasão, ameaçando os países de “empurrar as tensões para o extremo”.

A utilização de uma ogiva nuclear para a simulação, no entanto, pode intensificar o atrito entre os países. Isso porque, em outubro do ano passado, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão firmaram uma aliança contra o uso de armas nucleares, reforçando que, caso lance um teste nuclear, Pyongyang receberia uma resposta “nunca vista antes”.

Fonte: SBT News

Tags: ameaça, contraataque, CoreiadoNorte, EUA, míssil, mundo