Coreia do Norte dispara novo míssil de longo alcance

A Coreia do Norte disparou, nesta quinta-feira (16), um novo míssil de longo alcance nas águas da costa leste. O armamento foi identificado pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e pelo Ministério de Defesa do Japão, que estimam que o míssil tenha percorrido uma distância de mil quilômetros em 70 minutos.

Segundo as autoridades, o míssil caiu nas águas entre a Península Coreana e o Japão após ser lançado em uma trajetória íngreme, aparentemente para evitar países vizinhos. O governo japonês afirmou que o míssil pousou fora da Zona Econômica Exclusiva e que não houve relatos de danos a navios e aeronaves.

A ação aconteceu poucas horas antes do encontro entre o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em Tóquio, para discutir laços econômicos e medidas de segurança. Antes de embarcar para o Japão, Yeol fez um pronunciamento citando a escalada das ameaças norte-coreanas.

“Não podemos perder tempo deixando as tensas relações Coreia-Japão sem vigilância”, disse o presidente sul-coreano.

Já em Tóquio, Yeol ressaltou a urgência de lançar uma frente unida entre a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos contra a Coreia do Norte. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o trio já impôs sanções contra Pyongyang devido ao número sem precedentes de testes balísticos e à ameaça constante do uso de armas nucleares pelo país.

Fonte: SBT News

Tags: CoreiadoNorte, estadosunidos, míssel, mundo