A Comissão Europeia afirmou, nesta quarta-feira (08), que pode prolongar até 2025 a Diretiva de Proteção Temporária aos ucranianos. A iniciativa, implementada em março de 2022, permite que cidadãos procedentes da Ucrânia morem no continente europeu sem preocupações enquanto tentam fugir da invasão russa no país.
Desde que foi instalada, cerca de 4 milhões de pessoas receberam proteção imediata, sendo a grande maioria (3 milhões) apenas no primeiro semestre de 2022. Todos os inscritos tiveram direito ao mercado de trabalho, educação, cuidados de saúde e alojamento. Atualmente, a medida está em vigor até março de 2024.
“A Comissão está pronta para tomar as medidas necessárias para uma nova prorrogação, se necessário. Ao mesmo tempo, será prosseguida uma forte abordagem coordenada da UE para garantir uma transição suave para estatutos jurídicos alternativos que permitam o acesso a direitos para além da duração máxima da proteção temporária”, disse.
Mais de 8 milhões de ucranianos já atravessam a fronteira para escapar da guerra, ficando em situação de refúgio. Com bombardeios mirando constantemente áreas civis e infraestruturas energéticas, a fuga do território ucraniano está se tornando cada vez mais intensa, enquanto o prolongamento do conflito, que já dura um ano, diminui das chances dos cidadãos de retornarem ao país.
Fonte: SBT News
Tags: Comissão Européia, Ucránia