Ayman Nofal, comandante militar que ocupava cargos de alto-escalão no Hamas, foi morto nesta 3ª feira (17.out) durante bombardeios de Israel ao acampamento Al-Bureij, na área central da Faixa de Gaza.
Tanto as Brigadas Al-Qassam, que formam o braço militar do grupo extremista, quanto as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram a morte.
Em mensagem publicada no Telegram, o Al-Qassam escreveu: “Ayman Nofal ‘Abu Ahmed’, membro do Conselho Militar Geral e comandante da Brigada Central, foi morto”.
A IDF, em publicação no X (antigo Twitter), também anunciou a morte de Nofal, acrescentando que o comandante já atuara como chefe da Inteligência Militar do Hamas.
“Nofal direcionou vários ataques contra civis israelenses e, além de ser uma das figuras mais dominantes da organização terrorista, esteve envolvido no planejamento do sequestro de Gilad Shalit”, diz a nota.
Shalit, soldado da IDF, passou cinco anos em poder do Hamas e foi solto em 2011, por meio de uma troca de prisioneiros entre Israel e Hamas.
Fonte: SBT News