Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de cogumelo em um parque nacional no Sul do Equador, que tem potencial antibacteriano, especialmente para inibir uma bactéria causadora de doenças como a diarreia, pneumonia e meningite.

O Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador informou que se trata do Gloeocystidiellum lojanense, espécie de corticóide com potencial antibacteriano contra a Escherichia coli (E.coli)

A descoberta foi feita por investigadores do Inabio e das universidades Técnica Particular de Loja (TPL), do Equador, e das belgas de Lieja e Lovaina. A espécie foi encontrada no setor de Cajanuma, no Parque Nacional Podocarpus, uma reserva de biodiversidade na província andina de Loja, no Sul do país.

Os pesquisadores Andrea Jaramillo-Riofrío, Cony Decock, Juan Pablo Suárez, Ángel Benítez, Gabriel Castillo e Darío Cruz detalharam, em publicação científica, a nova espécie e informaram que ela “mostrou atividade antibacteriana contra os quatro tipos da espécie E.coli”.

Uma ação inibidora do cogumelo sobre a bactéria “pode ser atribuída ao fato de essas cepas de E.coli serem menos virulentas e resistentes”, mostrou o Inabio.

Acrescentou que micro-organismos patógenos, como bactérias, cogumelos e vírus, causam infecções e problemas de saúde pública, pela alta taxa de mudanças genéticas, mecanismos de resistência ou uso incorreto e excessivo de antimicrobianos no tratamento.

Além disso, detalhou que “a resistência bacteriana aos antibióticos aumenta as taxas de infecção, como, por exemplo, as bactérias Gram-negativas incidem em 61,3% dos casos, as Gram-positivas (34,8%), leveduras (2%) e outras cepas (1,9%), principalmente em países em desenvolvimento”.

De acordo com o estudo, a família das bactérias Enterobacteriaceae ou Gram-negativas “é o grupo maior e mais heterogêneo de importância clínica causadora de infecções em humanos, principalmente por gêneros como Citrobacter, Enterobacter, Escherichia, Klebsiella, Proteus, Serratia, Shigella e Salmonela”.

O Inabio informou ainda que, “entre essas infecções, 80% correspondem a trato urinário, pneumonia, diarreia, meningite, sepsis e choque endotóxico”, ao abordar o potencial para a saúde humana da nova espécie de cogumelo encontrada no Parque Nacional Podocarpus.

O Equador, considerado um dos países com mais diversidade do planeta, detém grande diversidade de cogumelos que requerem investigação, pelo seu potencial bioativo e pelas possíveis aplicações em campos como o da saúde humana.

“Os cogumelos constituem grupo promissor de interesse para a procura de compostos bioativos, além de ser um grupo de organismos muito diversos, com estimativa entre 1,5 milhão a 5 milhões, dos quais apenas uma pequena porção (100 mil) foi descrita”, destacou o instituto.

Tags: cogumelo, descoberta, equador