A mídia chinesa informou nesta terça-feira (12) que mais de 70 crocodilos escaparam depois que inundações na província de Guangdong causaram o transbordamento de um lago em uma fazenda de crocodilos.
As autoridades pediram aos residentes da cidade de Maoming que permanecessem em casa, pois a gravidade das tempestades dificultava a busca pelos répteis.
“Os crocodilos ainda estão na água, e vários departamentos governamentais estão trabalhando para conseguir capturar os animais”, informou a estatal Rádio Nacional da China (CNR), citando o gabinete agrícola local.
Investigação
“A situação exata ainda está sob investigação”, disse a CNR, acrescentando que o número preciso de animais ainda soltos não era conhecido.
O jornal Beijing News disse que forças de emergência foram enviadas para localizar os crocodilos fugitivos com a ajuda de equipamento de sonar.
As autoridades disseram que os altos níveis de água dificultaram a busca e pediram aos moradores que permanecessem em casa.
Vídeos mostraram equipes em uniformes vermelhos vasculhando campos inundados em botes de resgate. Em outras imagens, podiam ser vistos crocodilos já capturados com a boca e os membros amarrados.
Criação para pele e carne
Os crocodilos são criados na China por sua pele e também por sua carne, que às vezes é usada na medicina tradicional chinesa.
Pelo menos 69 crocodilos adultos e seis mais jovens eram mantidos em uma fazenda perto do lago que transbordou, permitindo que as criaturas escapassem.
O CNR também disse que a área afetada também abriga um “parque temático de crocodilos”.
Fonte: DW Brasil