Autoridades chinesas anunciaram, nesta 3ª feira (10.jan), a suspensão temporária de vistos de turismo ou negócios para sul-coreanos. A medida acontece pouco tempo após Seul impor novas medidas sanitárias para viajantes de Pequim, como a apresentação do resultado negativo de teste de covid-19 nos aeroportos.
No site da Embaixada da China na Coreia do Sul, um breve texto avisa a proibição, que, segundo o governo, ficará em vigor até que as autoridades sul-coreanas suspendam as “medidas discriminatórias na entrada da China” no país.
Além de Seul, nações como Estados Unidos, Japão e França impuseram restrições para viajantes procedentes da China. Isso porque, nos últimos meses, o país vem registrando um alto número de casos de covid-19, sendo que grande parte dos dados envolvendo internações e infecções não são divulgados.
Na última semana, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acusou Pequim de subnotificar óbitos e hospitalizações de pacientes contaminados com a doença. Em meio ao cenário, o secretário-geral da entidade, Tedros Adhanom, disse ser compreensível a implementação de medidas sanitárias contra o país.
Tags: china, covid, Medidas Sanitarias, seul, Sul Coreanos, vistos