China aprova a primeira vacina anticovid de RNA-mensageiro

Em meio ao aumento de casos de covid-19 no país, a China aprovou, nesta 4ª feira (22.mar), sua primeira vacina anticovid com tecnologia RNA-mensageiro de produção local. O imunizante foi desenvolvido pelo CSPC Pharmaceutical Group e teve autorização em caráter emergencial. 

No ano passado, o país iniciou uma flexibilização das regras sanitárias contra a disseminação da doença, o que ocasionou um aumento expressivo no contágio. Em dezembro do ano passado, viu uma explosão no número de casos de Covid-19.

Em geral, as vacinas que utilizam a tecnologia de RNA-mensageiro apresentam maior percentual de eficácia na redução das infecções graves e da taxa de mortalidade associadas à Covid-19. Até então, as duas principais vacinas utilizadas no país são a CoronaVac e Sinopharm, que utilizam o vírus inativado.

No Brasil, no fim de 2022, o Butantã apresentou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, uma versão trivalente da Coronavac. Na ocasião, a vacina só havia sido testada em animais. O imunizante foi o primeiro a ser aplicado no Brasil, em meados de janeiro de 2021.

Fonte: SBT News

Tags: anticovid, china, coronavac