Cerca de 26% da população global não tem acesso à água potável, diz Unesco

O abastecimento de água e a prestação de serviços de saneamento básico ainda são desafios no mundo. Dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgados nesta quarta-feira (22), apontam que 26% da população global não tem acesso à água potável e 46%, à serviços de saneamento.

Isso significa que, entre 2 e 3 mil milhões de pessoas sofrem com a falta de água por pelo menos um mês do ano, o que representa graves riscos para os meios de subsistência, como segurança alimentar e acesso à eletricidade. O cenário é pior nas áreas rurais, que possuem apenas 60% de fornecimento seguro de água potável.

“A água é o nosso futuro comum e precisamos agir juntos para compartilhá-la de forma equitativa e gerenciá-la de forma sustentável. À medida que o mundo se reúne para a primeira grande conferência das Nações Unidas sobre a água no último meio século, temos a responsabilidade de traçar um curso coletivo que garanta água e saneamento para todos”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.

O alerta vem em meio à projeção da entidade, que estima que, até 2050, a população urbana global que enfrenta escassez de água dobre, atingindo entre 1,7 a 2,4 bilhões de pessoas. A situação deve ser acompanhada por secas extremas e prolongadas, que podem resultar em consequências terríveis para as espécies vegetais e animais.

Fonte: SBT News
 

Tags: água potável, alerta, polpulaçãoglobal, unesco