Pelo menos 10 mil pessoas estão desaparecidas na Líbia, após a tempestade mediterrânea Daniel causar inundações e vendavais em várias cidades costeiras do país na tarde de 2ª feira (11.set), afirmou Tamer Ramadan, chefe da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) na Líbia.
“O número de mortos é enorme e cerca de 10.000 estão desaparecidos”, disse Ramadan durante uma coletiva de imprensa em Genebra.
De acordo com o porta-voz do Crescente Vermelho (equivalente à Cruz Vermelha), Tawfiq al-Shukri, até o momento foram confirmados 2.084 mortos e cerca de 20 mil pessoas deslocadas de suas casas. Já o Ministério do Interior do leste do país afirma que o número de pessoas mortas chegou a 5.200.
Derna foi a cidade mais impactada pela tempestade. Lá, as chuvas destruíram árvores, casas, veículos e estradas, deixando um rastro de lama. Autoridades estimam que 25% do município, que fica no leste do país, ficou destruído. Mais de mil corpos foram recuperados só na cidade.
O mesmo aconteceu na região de Bayda, onde a altura da água ultrapassou dois metros em alguns locais, inundando casas e carros.
🚨| BREAKING! Libya 🇱🇾 is going through severe flooding may Allah ease their affairs. the number of deaths from the flood exceeded 2000 people. May Allah protect whole ummah. pic.twitter.com/ZSYd4y3usX
— Allah Islam Quran (@AllahGreatQuran) September 11, 2023
Fonte: SBT News
Tags: pessoas desaparecidas