Celso Amorim se reúne com vice-chanceler da Ucrânia

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, se reuniu, nesta quarta-feira (10), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e o vice-chanceler do país, Andrij Melnyk.

Nas redes sociais, Andrij publicou uma foto do encontro e afirmou estar otimista com o papel que o Brasil poderá desempenhar na busca por paz. 

“O Brasil pode desempenhar um papel importante para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa. Também nos esforçamos para revigorar a parceria estratégia entre Brasil e Ucrânia”, escreveu.

Amorim chegou na Ucrânia na manhã desta quarta-feira, para, segundo o governo federal, ouvir de Zelensky quais são as principais exigências da Ucrânia para iniciar as negociações de paz com a Rússia.

No início de abril, Amorim esteve em Moscou, na Rússia, para uma conversa com o presidente Vladimir Putin.

“O Celso Amorim foi conversar com Putin, como meu emissário especial, e vai agora conversar com a Ucrânia. Aí a gente vai juntando essas conversa, é que nem palavra cruzada, vai juntando essas conversas e vamos ver quais são as palavras que permitem que as pessoas se sentem em torno de uma mesa. E para isso, tem que parar de atirar. Esse é o meu dilema”, disse o presidente Lula no último final de semana, em coletiva realizada em Londres.

Fonte: SBT News

Tags: Celso Amorim, reunião, ucrânia, vice-chanceler