Casa Branca quer investir US$ 500 milhões no Fundo Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve anunciar nesta quinta-feira (20) a intenção de investir US$ 500 milhões no Fundo Amazônia. Valor, que precisa da aprovação do congresso americano para ser liberado, seria repassado durante cinco anos.

O valor é dez vezes maior que o incialmente anunciado pelos Estados Unidos, ainda em fevereiro. A ampliação do recurso vai ser formalizado nesta quinta-feira (20) no Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem à Europa, deve participar da reunião virtual.

Anúncio milionário acontece uma semana após Lula fechar 15 acordos comerciais com a China e ter supostamente criado um clima ruim com Washington por ter dito que os Estados Unidos encorajam a continuidade da invasão russa à Ucrânia.

Fundo Amazônia

O programa foi desativado em 2019 por Jair Bolsonaro, mas voltou a funcionar neste ano, 2023. Com isso, países como Noruega e Alemanha, além dos Estados Unidos, anunciaram ajuda ao programa internacional que busca zerar o desmatamento na Floresta Amazônica. A atitude de Biden vai no caminho de ajudar o Brasil a cumprir a meta de acabar com o desmatamento até 2030.

Fonte: SBT News

Tags: casa branca, EUA, Fundo Amazônia, Joe Biden