Biden não se desculpará por bombardeio dos EUA em Hiroshima, diz Casa Branca

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou que o presidente Joe Biden não irá se desculpar pelo bombardeio nuclear dos Estados Unidos na cidade de Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração acontece em meio à viagem do democrata ao município, onde será realizada a cúpula do G7.

Segundo Sullivan, Biden participará da visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima, na manhã de 6ª feira (19), ao lado de outros chefes de Estado. Espera-se que o líder norte-americano deixe uma coroa de flores no local, em homenagem às vítimas do ataque, mas que não se pronuncie sobre o assunto.

“O presidente estará participando com os outros líderes do G7 na entrega de uma coroa de flores. Mas este não é, na sua perspectiva, um momento bilateral. Este é ele, como um dos líderes do G7, vindo prestar homenagens e respeitos pela história, mas também respeitos ao primeiro-ministro Kishida, que é claro de Hiroshima”, disse Sullivan.

A bomba atômica contra Hiroshima e Nagasaki foi lançada após o Japão, aliado da Alemanha nazista, negar se render na Segunda Guerra Mundial. O bombardeio resultou na morte imediata de 80 mil pessoas, enquanto outras milhares foram foram expostas à radiação e acabaram desenvolvendo e morrendo por doenças como o câncer.

Fonte: SBT News

Tags: casa branca, estados unidos, Joe Biden