BA.2.86: nova variante da Covid-19 é detectada em mais dois países

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nessa quinta-feira (24), que a nova variante da Covid-19, a BA.2.86, foi detectada em mais dois países: Suíça e África do Sul. Anteriormente, a entidade já havia identificado a mutação em Israel, Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca — onde houve a primeira detecção, em 24 de julho.

Apesar de ainda não possuir muitas informações sobre a BA.2.86, a OMS afirma que é pouco provável uma nova onda grave de infecções, sobretudo devido às barreiras construídas por meio da vacinação. Muitos pesquisadores, por exemplo, começaram a testar se os imunizantes já desenvolvidos previnem contra a nova variante.

Além da BA.2.86, a OMS também está monitorando a EG.5, já classificada como “variante de interesse”. A cepa foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano e, atualmente, circula nos Estados Unidos, China, Canadá, Japão, Reino Unido e Coreia do Sul. Em 17 de agosto, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) confirmou a circulação da cepa no Brasil.

Fonte: SBT News

Tags: COVID-19, OMS, variante