Avião Espacial ultrassecreto dos EUA é lançado com ajuda da SpaceX

Na noite da última quinta-feira (28), o avião espacial ultrassecreto dos Estados Unidos, conhecido como X-37B, foi lançado com êxito na Flórida. A missão, realizada com o auxílio do foguete Falcon Heavy da SpaceX, de Elon Musk, faz parte de um programa especial de segurança nacional, mantido sob sigilo pelo Pentágono.

O lançamento, que enfrentou mais de duas semanas de atraso devido a condições climáticas adversas e problemas técnicos não revelados, marcou o início da sétima missão do X-37B. O veículo, construído pela Boeing, tem o tamanho aproximado de um pequeno ônibus e foi projetado para implantar cargas úteis no espaço, além de conduzir experimentos tecnológicos em voos orbitais de longa duração.

O comunicado do Gabinete de Capacidades Rápidas da Força Aérea dos EUA limitou-se a afirmar que a missão incluirá testes de “novos regimes orbitais, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial”.

Sementes de plantas no espaço para missões na Lua e Marte

Analistas especulam que o X-37B pode explorar regiões próximas à Lua, mas a altitude exata e o propósito preciso da missão permanecem classificados. A nave, que já passou mais de 3.700 dias no espaço desde sua primeira missão em 2010, poderá orbitar a uma altitude de 35 mil km acima da Terra.

Além das atividades secretas, o X-37B está conduzindo um experimento da NASA para estudar o impacto da exposição prolongada ao ambiente hostil da radiação espacial nas sementes de plantas. Este estudo tem implicações cruciais para o desenvolvimento de técnicas de cultivo no espaço, visando manter futuros astronautas nutridos durante missões de longo prazo, como aquelas planejadas para a Lua ou Marte.

A expectativa é que a missão atual do X-37B, que pode explorar novos horizontes até 2026, continue avançando nos limites do conhecido, enquanto a nave, ao final de sua jornada, descerá pela atmosfera para pousar em uma pista, em uma manobra semelhante à de um avião.

Tags: avião espacial, EUA, nasa