Autoridades dos Estados Unidos disseram, na 5ª feira (2.fev), que estão monitorando um possível balão espião chinês. Segundo o porta-voz do Pentágono, general Patrick Ryder, o objeto foi detectado assim que entrou no espaço aéreo norte-americano, mas não representa uma ameaça militar ou física para o país.
“Estamos rastreando um balão de vigilância de alta altitude que está sobre os Estados Unidos continental neste momento. O balão está atualmente viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no solo”, disse o porta-voz.
Pouco tempo antes, o Ministério da Defesa do Canadá disse que também detectou o balão, mas não forneceu mais detalhes. A pasta afirmou, contudo, que está em frequente contato com os representantes de Washington.
Em meio à denúncia, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que Pequim estava “verificando” o caso. “A especulação e o exagero não serão úteis para a resolução adequada da questão. A China não tem intenção de violar o território terrestre e o espaço aéreo de nenhum país soberano”, disse ela.
Fonte: SBT News