A divulgação de uma gravação de áudio de uma reunião de julho de 2021 em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde Donald Trump discute a posse de um documento “altamente confidencial”, pode minar a alegação anterior do ex-presidente de que não tinha nenhum documento classificado com ele. As revelações foram obtidas com exclusividade pela CNN.
“Estes são os papéis”, diz Trump em um momento que parece indicar que ele está segurando um documento secreto do Pentágono com planos de atacar o Irã. “Isso foi feito pelos militares, dado a mim. Veja, como presidente, eu poderia ter desclassificado como confidencial”, continua Trump. “Agora eu não posso, você sabe, mas isso ainda é um segredo.”
A referência do republicano a algo que ele diz ser “altamente confidencial” e sua aparente exibição de documentos para outras pessoas na reunião de 2021, colocam em xeque afirmações feitas por ele em entrevista recente ao canal Fox News, e é uma peça-chave na acusação do promotor especial Jack Smith sobre o manuseio de informações confidenciais pelo ex-presidente.
No começo deste mês, o ex-presidente se declarou inocente de 37 acusações federais relacionadas ao suposto uso indevido de documentos confidenciais levados por ele ao deixar a Casa Branca. Os papeis foram encontrados no chuveiro, salão de baile e quartos da mansão em Palm Beach.
Um porta-voz da campanha de Trump disse que a gravação de áudio, que foi ao ar pela primeira vez na segunda-feira no programa “Anderson Cooper 360” da CNN, “fornece contexto provando, mais uma vez, que o presidente Trump não fez nada de errado”. E Trump, em sua plataforma de mídia social na segunda-feira (26), afirmou que a gravação “é, na verdade, uma exoneração, e não o que eles querem que você acredite”.
Fonte: SBT News
Tags: donald trump, estados unidos