Após Reino Unido e França, Zelensky participa de cúpula em Bruxelas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, embarca, nesta 5ª feira (9.fev), para a capital da Bélgica, Bruxelas, onde participará de uma cúpula da União Europeia como convidado especial. Em declaração, o chanceler alemão, Olaf Scholz, descreveu a presença do líder ucraniano como um “sinal de solidariedade da comunidade europeia”.

Assim como fez no Reino Unido e na França, na 4ª feira (8.fev), Zelensky deve pressionar os países europeus para a entrega de novos pacotes militares à Ucrânia, sobretudo caças e mísseis de longo alcance. O apelo acontece devido ao temor da Rússia lançar uma ofensiva ainda mais agressiva em fevereiro, mês em que a guerra completa um ano.

“Pôr fim à agressão russa o mais rápido possível é a coisa mais racional a fazer. Quanto mais cedo a Ucrânia receber armas de longo alcance, quanto mais cedo nossos pilotos receberem aeronaves modernas, mais forte será nossa coalizão de tanques, mais cedo a agressão russa terminará e devolveremos uma paz firme à Europa”, disse ele.

Ainda deve ser discutida a possibilidade dos países continuarem fornecendo assistência econômica ao governo ucraniano durante a guerra, bem como intensificar as sanções contra Moscou. Medidas que possam acelerar o processo de ingresso da Ucrânia no bloco europeu também devem ser abordadas por Zelensky. 

O encontro entre os líderes acontece poucos dias após diplomatas da Comissão Europeia se reunirem com o presidente ucraniano em Kiev. Na data, além da ajuda monetária e a imposição de sanções contra a Rússia, foram debatidos planos de reconstrução do país no período pós-guerra. 

Fonte: SBT News

Tags: armas, Bruxelas, cúpula, frança, guerra na Ucrânia, reino unido, União Europeia, Zelensky