Dez pessoas morreram e três ficaram feridas durante um ataque armado em Guayaquil, no Equador, cidade que está em estado de emergência devido ao aumento da violência causada pelo narcotráfico, informou a polícia neste domingo (30).

Sem dizer uma palavra, vários sujeitos desceram de uma caminhonete preta e abriram fogo “com armas pesadas”, disse à imprensa o general William Villaroel, comandante da polícia da zona 8, que inclui Guayaquil e os vizinhos Durán e Samborondón.

As autoridades ainda não relataram nenhuma prisão por este ataque. No entanto, especificaram que cinco dos mortos tinham antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas e uso de armas.

“Acreditamos que trata-se de uma disputa entre grupos criminosos organizados, é uma luta pelo poder, pelo território” para o transporte de drogas, acrescentou o comandante da polícia.

Localizado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores mundiais de cocaína, o Equador enfrenta um aumento nas apreensões de drogas, assim como de mortes violentas nas ruas e nas prisões.

Para combater a criminalidade interna, o governo do presidente Guillermo Lasso declarou os grupos criminosos como terroristas, permitindo que as Forças Armadas patrulhassem as ruas ao lado da polícia.

Fonte: SBT News

Tags: ataque, equador, mortes, Narcotráfico