O rádio maranhense perdeu, nesta quinta-feira (25), o radialista Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido pelo público como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”.
Robson tinha 75 anos e marcou uma geração o estilo irreverente, carismático e popular. Além do rádio, também ficou conhecido como empreendedor, à frente do tradicional lanche que se tornou referência na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.
Ao longo de décadas de profissão, passou por importantes emissoras do estado, como a Rádio Gurupi, que mais tarde se tornou Maranhão FM, além da Rádio Timbira e da Rádio Educadora. Em todas elas, conquistou reconhecimento pelo jeito descontraído de se comunicar e pela proximidade com os ouvintes.
Nas transmissões esportivas, Robson Neri também deixou sua marca. Antes da popularização da internet, utilizava um modelo conhecido como transmissão “off-line”, acompanhando partidas por outras fontes de áudio e transformando cada narração em um espetáculo. A técnica exigia experiência, improviso e muita habilidade para manter o público informado e envolvido.
A morte do comunicador provocou comoção entre colegas de profissão e admiradores. Em nota de pesar, o Sindicato dos Radialistas do Maranhão (Sinrad-MA) lamentou a perda.
“Robson foi mais do que uma voz marcante nas ondas do rádio. Tornou-se um símbolo da comunicação maranhense, reconhecido pelo estilo próprio, pela dedicação ao ofício e pela relação de carinho construída com o público ao longo dos anos”, destacou a entidade.
Além da atuação nos microfones, Robson também trabalhou no setor comercial e construiu uma trajetória marcada pelo respeito, pelas amizades e pelo profissionalismo.
Robson Neri deixa a esposa, dona Zenaide, dois filhos, familiares, amigos e uma legião de ouvintes que acompanharam sua história e ajudaram a transformá-lo em um dos nomes mais lembrados da comunicação maranhense.

