Um esgoto a céu aberto está despejando dejetos residenciais na Rua 5, na Vila Matões, região do Turu, em São Luís. Conforme denúncias de moradores, o derramamento já dura mais de três meses e ocorre 24 horas por dia.
Segundo o morador William Soares, as ações de limpeza do local, realizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) não são suficientes para resolver o problema do esgoto jorrando a a céu aberto. Ele conta ainda que caramujos começaram a sair das galerias, deixando os moradores temerosos pelo risco da ocorrência de doenças.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
“Eles vêm com aquele caminhão, fazem a limpeza, mas não dura um dia. No dia seguinte, continua jorrando esgoto a céu aberto. Agora começaram a aparecer aqueles caramujos grandes que transmitem doenças. Além disso, ruas já estão cheias de buracos, por conta do volume de água que jorra 24 horas”, relatou o morador.
Ainda segundo os moradores, a última limpeza das galerias teria sido realizada no início de março, mas dois dias após a intervenção, os dejetos começaram a aparecer novamente no local.
Em vídeos e fotos registrados pelo morador, é possível ver o esgoto e a lama cobrindo metade da Rua 5, na Vila Matões. Devido ao esgoto ser despejado na rua e nas portas das casas, a lama tornou o local intrafegável tanto para veículos quanto para pedestres. Veja as imagens:
Em nota, a CAEMA informou que o problema verificado no trecho citado é decorrência do despejo irregular de lixo e de efluentes domésticos na rede de drenagem criando obstruções nas galerias pluviais, cuja responsabilidade pela gestão e manutenção é da Prefeitura de São Luís, por meio de sua Secretaria de Obras.
O Portal Difusora News solicitou nota à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para saber a periodicidade com que as gelarias são limpas, mas até a publicação desta matéria, a solicitação não havia sido respondida.