Vários assombamentos e furtos deixam clima de insegurança no Monte Castelo.
-janeiro 29, 2026
Vários assombamentos e furtos deixam clima de insegurança no Monte Castelo.
Um dos bairros mais antigos e conhecidos de São luís, o bairro do Monte Castelo, vem sofrendo com uma série de furtos e arrombamentos em residências.
A sensação de insegurança já alterou a rotina dos moradores. A grande maioria, hoje, evita práticas que antes eram comuns: como sentar na porta a tardinha e conversar com os vizinhos, agora são evitados.
No último dia 19, um morador teve a casa arrombada e vários objetos de valor foram levados.
Toda a situação foi registrada em câmeras de segurança instaladas no imóvel. Até o momento o morador ainda não conseguiu identificar quem realizou o crime.
Foram levados vários baldes de tintas, uma makita ferramentas, uma furadeira, um carro de mão. Todos estavam sendo utilizados para reforma do imóvel.
Outra moradora da Rua Silvio Romero, também já teve grandes prejuízos. Há dois meses um criminoso invadiu uma de suas casas. No momento da ação, os moradores dormiam.
Foram levados diversos objetos eletrônicos como notebook, celulares. O prejuízo passou de mais de R$ 1000,00 reais.
Na Rua Teófilo Dias, um outro imóvel também estava em reforma. Os criminosos invadiram durante a noite, arrombaram o portão e levaram diversas ferramentas. A dona também ficou lesada sem conseguir recuperar os bens.
Assim segue a rotina dos moradores. “Durante a noite o perigo fica ainda mais constante. Temos que trancar nossas casas com vários cadeados, se não sofremos o risco de termos uma invasão a qualquer hora do dia”, falou a moradora que prefiriu não se identificar.
A Polícia Militar do Maranhão informou que a área do bairro Monte Castelo e suas proximidades é atendida pelo policiamento do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM). E que todas as solicitações feitas diretamente às equipes que atuam na região ou por meio do telefone 190 – CIOPS são devidamente atendidas, conforme os protocolos operacionais vigentes.
O bairro conta com viaturas em patrulhamento constante, além do apoio diário do Coordenador de Policiamento da Unidade, reforço do 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (1º BMT) e integração com o 9º BPM, ações que intensificam rondas, abordagens e incursões preventivas na área.
Atualizada às 17h10