Manifestação pede pela instalação de redutores de velocidade ou de lombadas no local.
Manifestação pede pela instalação de redutores de velocidade ou de lombadas no local.
Moradores dos bairros Santa Filomena e Encruzilhada, em Santa Inês, estão realizando uma manifestação desde as primeiras horas desta quinta-feira (16) em um trecho da BR-222 que liga o município à Santa Luzia. O protesto é motivado pelo alto índice de acidentes que vêm ferindo e matando pessoas no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanha a mobilização, a via está bloqueada desde as 5h40. Cerca de 60 pessoas participam do protesto.
Os manifestantes utilizaram folhas e galhos de árvores para barrar o fluxo de veículos. Pneus também foram incendiados para chamar a atenção das autoridades. Veículos de emergência, como ambulâncias, estão sendo liberados para seguirem o percurso.
A principal demanda dos moradores é que sejam instalados no local redutores de velocidade ou lombadas, para que os acidentes sejam evitados. Além disso, eles pedem a presença de equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que providências sejam tomadas o quanto antes.
A PRF informou em nota que equipes da corporação estão presentes no local atuando na segurança e que já estão avançando em tratativas para restabelecer o fluxo. Em nota, a DNIT informou que existe uma Ação Civil Pública que determina à Autarquia a retirada de lombadas instaladas de forma irregular nas rodovias federais. Com isso, a ação foi iniciada para a realização de estudos técnicos para indicar a solução mais adequada para o segmento da BR-222.
O departamento ainda reiterou que permanece à disposição para realizar uma reunião com os representantes locais, a fim de esclarecer dúvidas e buscar soluções conjuntas.