Entre as atividades, destaque para o “Rolê 60+”, que promove encontros em bares e restaurantes
Entre as atividades, destaque para o “Rolê 60+”, que promove encontros em bares e restaurantes
De 6 a 14 de setembro, São Luís recebeu a quinta edição do Mobiliza SLZ, movimento que fomenta o empreendedorismo nos setores de turismo, cultura e economia criativa. Foram 60 iniciativas espalhadas pela cidade, a maioria organizada por produtores independentes em fase de desenvolvimento.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Entre as atividades, destaque para o “Rolê 60+”, que promove encontros em bares e restaurantes, e para a “Feirinha Cultural e Criativa da Madre Deus”, que ganhou maior visibilidade ao integrar a programação. Oficinas de artesanato, aulas de culinária e apresentações culturais também fizeram parte da agenda.
No bairro da Liberdade, a aula-show “Vem Cozinhar”, com o chef Gopa, atraiu participantes interessados em alimentação saudável. No Centro, a artista Fernanda Campelo ensinou a produzir amuletos em macramê. Outras atividades, como a aula de seresta “Vem MoviDançar”, também tiveram boa adesão do público.
Uma das novidades desta edição foi o intercâmbio cultural Brasil-França, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). O jovem empreendedor francês Oury Barry, vencedor da Expo Favela Innovation Paris 2025, participou das atividades e apresentou sua startup de entrega de medicamentos em regiões remotas.
A edição de 2025 também reforçou a sustentabilidade, com eventos como o 1º Festival Ambiental de Esportes de Praia – Onda Verde, a corrida ECOWOD – Corrida Consciente 2025 e o tradicional Encontro de Brechós, que se tornaram carbono neutro em parceria com a startup Compensei.
De acordo com Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, o sucesso do evento se deve à união de parceiros e empreendedores locais. “Nós só temos a agradecer a todos os participantes e já convidamos para a sexta edição do Mobiliza SLZ em 2026”, destacou.