O edital prevê o mapeamento de trilhas para uso não motorizado e a criação de vias para veículos motorizados
O edital prevê o mapeamento de trilhas para uso não motorizado e a criação de vias para veículos motorizados
O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UNESCO, reabriu o edital para contratação de consultoria voltada à melhoria da estrutura turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O objetivo é realizar estudos e projetos para organizar o sistema de trânsito interno, transporte e mobilidade dentro do Parque.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O edital prevê o mapeamento de trilhas para uso não motorizado e a criação de vias para veículos motorizados. A ideia é garantir mais segurança e acessibilidade aos turistas, incluindo modais como trekking, ciclismo, veículos 4×4 e off-road. Também estão previstas a delimitação de áreas de estacionamento e a instalação de sinalização interna.
As empresas interessadas têm até 17 de abril para submeter suas propostas na Plataforma de Licitações da UNESCO. O edital com todas as regras pode ser acessado na plataforma, e eventuais dúvidas podem ser enviadas para esclarecimento até dez dias úteis antes do prazo final.
As melhorias no Parque fazem parte de um plano do Ministério do Turismo e do ICMBio para impulsionar o turismo na região de forma sustentável. A iniciativa busca envolver as comunidades locais, promovendo a inclusão social e a geração de emprego e renda.
O Ministério do Turismo também coordena o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, responsável por garantir que as atividades turísticas respeitem altos padrões de preservação ambiental.
Com uma área de 155 mil hectares, o parque está localizado em uma região de transição entre os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. O local é famoso por suas dunas de areia branca e lagoas de águas pluviais, atraindo turistas de todo o mundo.
Fonte: agência GOV.BR