O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança. A ferramenta está disponível no aplicativo Meu SUS Digital e vai ajudar pais e responsáveis a acompanharem o desenvolvimento e a saúde dos pequenos.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
A versão digital traz duas áreas principais: registros de saúde e orientações para os cuidados com a criança. Ela vai funcionar junto com a caderneta de papel, que continua sendo entregue nas unidades básicas de saúde.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a novidade digital traz mais praticidade para as famílias. Para ter acesso, é preciso que o responsável e a criança tenham uma conta ativa no site Gov.br.
A Caderneta Digital mostra informações como crescimento, vacinação, saúde bucal e nutrição das crianças. Os dados serão atualizados em tempo real pelos profissionais de saúde do SUS, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde.
A nova plataforma também permite que médicos e enfermeiros acessem essas informações de forma segura e padronizada, o que ajuda a melhorar o atendimento em todo o país. Um dos destaques da caderneta digital é o histórico de vacinas. Ela mostra a previsão das próximas doses e envia lembretes para que os responsáveis não percam a data de vacinação.
Além disso, os conteúdos sobre cuidados com bebês, proteção contra o uso excessivo de telas e orientações para situações específicas, como o cuidado com prematuros, também estarão disponíveis. A nova versão digital busca tornar os cuidados com a saúde da criança mais acessíveis, organizados e integrados à rotina das famílias.