O município também terá 11 polos do Programa Academia da Saúde, incentivando práticas de atividade física e saúde coletiva.
-dezembro 6, 2025
O município também terá 11 polos do Programa Academia da Saúde, incentivando práticas de atividade física e saúde coletiva.
Com a credenciação de 73 novas equipes de saúde e a implementação de várias ações, o Maranhão passa a contar com mais recursos e estruturas para garantir atendimento básico à população. Entre as novidades, estão 9 equipes de Saúde da Família, 18 de Saúde Bucal e 45 equipes multiprofissionais, que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado.
A iniciativa faz parte do esforço nacional para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com recursos de R$ 362 milhões neste ano e previsão de R$ 640,4 milhões em 2026. Além disso, o Maranhão receberá duas novas Unidades Básicas de Saúde Fluvial, específicas para atender populações ribeirinhas da Amazônia Legal e Pantanal Sul-Mato-Grossense.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
As ações incluem ainda a ampliação do Programa Brasil Sorridente, com mais unidades odontológicas móveis, laboratórios de próteses e centros de especialidades odontológicas, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. O município também terá 11 polos do Programa Academia da Saúde, incentivando práticas de atividade física e saúde coletiva.
As prefeituras maranhenses têm até junho para cadastrar as equipes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e garantir a operação dessas iniciativas. Essas ações reforçam a prioridade do Maranhão em ampliar o acesso a cuidados de saúde de qualidade em todo o estado.