O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou nesta quarta-feira (19) sobre sites falsos que se passam por canais de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), prevista para agosto de 2025. Esses sites podem roubar dados pessoais e cobrar por inscrições inexistentes, colocando os candidatos em risco. O MGI reforça que as inscrições ainda não foram abertas e que todas as informações oficiais serão divulgadas apenas em seus canais oficiais.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
De acordo com o ministério, os sites enganosos têm sido usados para aplicar golpes, como o roubo de dados e cobranças indevidas. O MGI, com o apoio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR), está tomando medidas para identificar e retirar essas páginas do ar.
Esta é a segunda vez que o ministério emite um alerta sobre golpes envolvendo o CPNU. Em fevereiro, a ministra Esther Dweck confirmou a realização da nova edição do concurso, mas o edital oficial ainda não foi publicado.
Para evitar cair em golpes, o MGI orienta os interessados a verificar sempre a autenticidade das informações no site oficial e a aguardar a publicação do edital. Denúncias sobre tentativas de fraude podem ser feitas por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, o Fala.BR, disponível 24 horas por dia.
A prática de fraudes eletrônicas é crime e pode levar à reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. O MGI reforça a importância de ficar atento aos canais oficiais e denunciar qualquer suspeita de golpe para evitar prejuízos.
Fonte: Agência Brasil