Wesley Sousa compartilhou o cartaz de provocação nas redes sociais.
Wesley Sousa compartilhou o cartaz de provocação nas redes sociais.
Um outdoor colocado nesta sexta-feira (1) próximo à Avenida Colares Moreira, no Renascença, em São Luís, chama o ex-presidente Jair Bolsonaro de “traidor da pátria”. A instalação do painel foi organizada e custeada pelo professor e música Wesley Sousa, que compartilhou o cartaz nas redes sociais.
O conteúdo da peça tem ainda uma imagem gerada por Inteligência Artificial que retrata Bolsonaro vestindo um terno com as cores da bandeira dos Estados Unidos enquanto segura uma sacola de dinheiro.
Wesley, que também exerceu mandato de vereador durante um período como suplente por 33 dias em 2024, é opositor declarado do ex-presidente. Em entrevista ao Portal Difusora News, o professor explicou as motivações para a ação. De acordo com ele, sua intenção é “defender o Brasil, suas instituições e sua soberania.”
“Temos, sim, muitos problemas a serem resolvidos no país. Corrupção, excessos e superpoderes do Judiciário, entre outros, mas eles devem ser enfrentados por nós, e não por meio de intervenção externa. O que a família Bolsonaro articulou com o governo dos Estados Unidos constitui uma clara traição à pátria”, afirma Wesley.

A iniciativa ocorre em meio aos desdobramentos do atrito diplomático e econômico entre Brasil e Estados Unidos, que começou após o presidente americano Donald Trump determinar taxações elevadas na exportação de produtos brasileiros para o país norte-americano.
A decisão de Trump foi tomada como retaliação política ao avanço de investigações contra Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta liderança de tentativa de golpe de Estado em 2022. O deputado federal e filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, está morando há alguns meses nos EUA, onde articula diretamente com o governo Trump.
Wesley diz que houve um planejamento estratégico para a instalação do outdoor. A localização foi pensada de modo a estampar a crítica em uma área com considerável número de apoiadores do ex-presidente. Nas eleições de 2022, Bolsonaro foi a escolha da maioria dos eleitores da região, como mostra a imagem compartilhada pelo ex-vereador:

Além disso, Wesley explica que a ideia é manter a mobilização política de oposição ao ex-presidente, e acredita que a repercussão do caso nas redes sociais é parte do resultado almejado. Agora, a ideia é ir às ruas para ouvir a opinião da população e dar seguimento às discussões.
“Colocar o debate desta traição no radar das pessoas é minha intenção, provocá-las a pensar sobre ser normal ou aceitável o que está ocorrendo. A taxação, no molde inicialmente proposto, poderia ter tirado o emprego e comida da mesa de milhões de brasileiros”, diz o professor.