Mais de 5 mil maranhenses foram ao encontro do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013.
Mais de 5 mil maranhenses foram ao encontro do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013.
A primeira visita do papa Francisco ao Brasil após ser escolhido pelo Colégio de Cardeais como líder da Igreja Católica, foi durante a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013.
A vinda ao Rio foi também a primeira viagem de Francisco após assumir a função. Na ocasião, mais de 5 mil maranhenses foram ao encontro do Papa na capital carioca.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
À época, todas as 12 dioceses do Maranhão enviaram jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Entre estas, São Luís foi a que mais e enviou, aproximadamente 2.033 jovens participaram do evento católico. Mais de 450 jovens da Diocese de Imperatriz foram ao evento que teve a presença do Papa Francisco, e da Diocese de Bacabal, cerca de 350 pessoas.
Entre os cinco mil maranhenses que foram ao encontro do Papa Francisco no Rio de Janeiro, estão jovens que colecionam boas memórias do evento e das palavras do pontífice.
Caroline Belfort da igreja Paróquia São José dos Migrantes, na Vila Itamar, conta que foi ao Rio de Janeiro em 2013, sem acreditar muito que iria conseguir ver o papa, mas relata que foi tocada pelas palavras dele.
“Olha, a emoção de ver o Papa é algo inexplicável, pois está diante do líder da nossa igreja é realmente algo que me comoveu muito, eu fiquei em êxtase, lembro que chorei muito, foi muita emoção, pois nunca pensei que pudesse ver o Papa um dia, foi algo muito marcante esse momento na minha vida cristã”, relatou emocionada.
Naquela visita, o papa Francisco tocou o coração de muitos jovens, conforme relembra Caroline: “Ele falava diretamente para os jovens, para aquele momento. Mas algo que ele falou em um dos seus discurso foi a fala de Deus para São Francisco de Assis: “Francisco, vai e repara minha casa”. Com essas palavras ele encorajou aos jovens a serem protagonistas na renovação da igreja e da sociedade”, afirmou.
Também um dos jovens peregrinos maranhenses que foram ao encontro do Papa Francisco no Rio de Janeiro, Alesson Moraes lembra que o Jorge Mario Bergoglio foi um papa que se preocupava principalmente com os pobres.
“O Papa Francisco representa um Evangelho puro, focado nos pobres e nas questões ambientais, afastando-se da materialidade e do consumismo. Ele quebrou paradigmas do mundo atual, lembrando-nos dos ensinamentos de Jesus sobre buscar as coisas do alto, e não as da terra”, destacou ele, que era coordenador da caravana da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda.

Outro jovem maranehnse que viu de perto o Papa Francisco foi o, agora padre Bruno Pimenta. Atualmente responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Cachoeira Grande, em 2013, Bruno estava começando os estudos e a preparação para ingressar na vida religiosa. Ele conta que a experiência de encontrar o Papa e ouvir seus ensinamentos de perto, reforçou, animou e confirmou sua vocação.

“Em 2013, eu estava iniciando os estudos filosóficos e logo fui sorteado para ir encontrar Sua Santidade em sua primeira visita oficial como Papa. Vivenciei algo extraordinário que, certamente animou e confirmou minha vocação para a vida eclesiástica”, relatou.
O padre destaca outro momento marcante que presenciou na Jornada Mundial da Juventude e que também contribuiu para reforçar seu desejo de seguir a preparação para o serviço sacerdotal.
“Tive a graça de vê-lo bem de perto assim que saiu da conferência com os religiosos na catedral de São Sebastião, ali foi o momento mais emocionante da jornada. Vê-lo de perto e poder acenar para receber a sua benção, foi sublime. O seu semblante alegre me transmitiu uma paz profunda e um desejo ainda maior de ser sacerdote”,
finalizou.