Mais alta honraria da universidade é concedida a personalidades que se destacam por contribuições à sociedade.
-fevereiro 2, 2026
Mais alta honraria da universidade é concedida a personalidades que se destacam por contribuições à sociedade.
A maranhense Sonia Guajajara receberá nesta quarta-feira (28) o título de doutora honoris causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A honraria concedida à ministra dos Povos Indígenas considera a trajetória de resistência e compromisso com as questões socioambientais.
A cerimônia de entrega do título será aberta ao público, no Teatro Odylo Costa Filho, localizado no Campus Maracanã da Uerj, a partir das 16h.
A titulação foi aprovada em sessão do Conselho Universitário realizada no ano passado. Esta é a primeira vez que uma universidade brasileira concede sua mais alta honraria para uma pessoa indígena. Segundo o relatório que embasou a decisão do conselho, a homenagem “permite reconhecer o saber indígena como autêntico e extremamente importante para o povo brasileiro”.
O título de doutor honoris causa é voltado para personalidades que se destacam por suas contribuições notáveis à sociedade em variadas frentes, como a ciência, a cultura, a educação e a promoção dos direitos humanos.
No ano passado, a ministra foi ganhadora do Prêmio Campeões da Terra 2024, maior honraria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na categoria Liderança Política. Além disso, em 2022, foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do ano pela revista “Time”.