Vozes da Unabi: Coral da terceira idade da Uema conta com 40 integrantes

Há quase sete anos, o Coral ‘Vozes da Unabi’ vem sendo uma importante ferramenta sociocultural para promover um grande intercâmbio entre instituições por meio da música e do canto coral, além de possibilitar diversas experiências relacionadas ao bem-estar do público de sessenta anos ou mais. 

O projeto de canto coral é uma iniciativa formada dentro do Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).  

Com uma atuação de extrema importância para divulgar a cultura e a música local por meio de apresentações, o coral Vozes da Unabi teve início no mês de outubro de 2016, com 20 integrantes. Atualmente, o coral conta com 40 integrantes com 60 anos ou mais, sendo quatro homens e trinta e seis mulheres. 

Educação musical e dinamismo marcam a atuação do coral Vozes da Unabi, que já realizou apresentações em eventos da Uema, na Defensoria Pública, em hospitais de São Luís, no Palácio dos Leões, na Promotoria do Estado do Maranhão, OAB, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e outras instituições de significativa importância para o Estado do Maranhão.

Os encontros do grupo para ensaios e demais reuniões são organizadamente realizados de duas a três vezes por semana, com duração de três horas, no Campus Universitário Paulo VI da UEMA em São Luís, com o intuito de facilitar o acesso dos integrantes ao local dos ensaios e promover um tempo de interação de qualidade entre eles. 

A experiência de canto em couro não é um requisito para o ingresso de novos participantes do Vozes da Unabi, uma vez que um dos intuitos do programa é democratizar o acesso a diferentes vivências musicais.  

Além disso, também fazem parte da missão do coral Vozes da Unabi estimular e estabelecer o trabalho em equipe, ajuda mútua, respeito às regras e aos limites e, principalmente, a consciência de que o resultado do todo é muito mais importante do que os trabalhos isolados. 

Fonte: Ascom/MA

Tags: bem-estar, Coral, entretenimento, Maranhão, Terceira idade, uema