Vídeo mostra correnteza de água poluída desaguando em praias de São Luís

Imagens feitas por moradores de São Luís, neste domingo (7), mostram correntes de água poluída nos trechos entre as praias do Calhau e do Olho d’Água. O grande volume de chuva que caiu sobre a capital maranhense contribuiu para a triste cena.

A corrente poluída de água sofre com o depósito de esgoto. Na foz do rio que faz divisa com a Praia do Olho D´Água e a Praia do Meio, um internauta registrou o grande volume de água e vários dejetos indo em direção ao mar.

O vídeo mostra a força da água que desemboca no mar após percorrer 2,5 quilômetro, arrastando todo o tipo de sujeira encontrada pelo caminho até a praia.

O rio nasce no Turu e percorre 2,5 km, cortando a Avenida dos Holandeses, e passando pelos bairros Parque Shalon, Jardim Primavera, Cohajap e Jardim Olho d’ Água.

A foz do rio funciona como limite entre a praia do Calhau (ou do Caôlho) e a do Olho d’Água.

Em outra imagem, outro internauta grava as imagens e se revolta com a cena. Segundo a pessoa que gravou o vídeo, o problema é recorrente no Rio Calhau.

Em nota,  Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão informou que vem desenvolvendo um trabalho sistemático de contenção como forma de evitar o despejo clandestino e irregular de esgoto no sistema de drenagem nas áreas de praia, com intervenções permanentes de limpeza.

A Caema destacou também que, a partir das intervenções nas bacias do Anil, Bacanga, São Francisco e Vinhais, será possível aumentar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto por meio de quatro novas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE’s) às margens do Rio Bacanga, Ilhinha e na margem do Rio Anil, além  da implantação de 5,7 km de interceptores/coletores nas mesmas regiões.

Tags: chuvas, olho dagua, poluição, Praia do Meio, Rio