A Mineradora Vale foi multada em mais de R$ 250 milhões, por crimes ambientais, após um trem de cargas explodir na estrada de Ferro Carajás, próximo ao município de Alto Alegre do Pindaré, localizado a cerca de 302km de São Luís.
O incêndio aconteceu em 8 de novembro deste ano, deixando pelo menos 18 vagões totalmente destruídos. Apesar da proporção do incidente, não houve feridos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), o vazamento e a combustão de mais de 2,3 milhões de litros causados pelo descarrilamento seguido de incêndio causou impactos irreversíveis ao meio ambiente.
A Mineradora foi multada por sete infrações tipificadas na Lei de Crimes Ambientais: pelo vazamento de combustível, poluição hídrica, poluição do solo, poluição atmosférica, destruição de vegetação em área de proteção permanente e não cumprimento do plano de atendimento de emergências.
Os valores das multas ainda podem aumentar, pois a secretaria ainda aguarda algumas análises ambientais.
A Vale tem um prazo de 20 dias para apresentar defesa, conforme notificação da Sema.
Por meio de nota, a Vale confirmou ter sido notificada de auto de infração pela Sema e apresentará sua defesa no prazo legal, acompanhada dos devidos documentos. A empresa ratifica que desde o primeiro momento do incidente tem mobilizado todos os recursos para tratamento da ocorrência e segue em diálogo com os órgãos ambientais, reportando o andamento de suas atividades.
Tags: crimes ambientais, Maranhão, vale