É comum que, durante o período chuvoso, os casos de gripes (Influenza), Síndromes Gripais (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e problemas respiratórios em geral, aumentem bastante.

É então que as campanhas de vacinação ganham força, visando a prevenção dessas doenças e o cuidado com a comunidade. Embora todos estejam sujeitos ao vírus da gripe, por exemplo, existem os grupos de risco, mais vulneráveis à contaminação.

Dentre eles, destacam-se, as gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto), idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades (com mais de uma doença ao mesmo tempo) e crianças menores de 5 anos.

Quanto aos pequenos, as crianças de no mínimo 6 meses podem vacinar contra a Influenza desde a última segunda-feira (15), desde que não estejam apresentando sintoma gripal, requisito válido para todos os grupos.

As vacinas podem ser tomadas nas Policlínias Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão. Hospitais como Aquiles Lisboa e Dr. Genézio Rêgo também, bem como em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde).

Tags: 6 meses, gripe, Maranhão, São Luís, vacina