A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), informou que o processo seletivo para este ano de 2024, será realizado em edição única do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Todas as vagas para ingressar no 1° ou 2º semestre serão ofertadas no início do ano.
A mudança segue uma recomendação do MEC, que vem buscando padronizar os processos seletivos das instituições federais de ensino superior em todo país. Desta forma, para ingressar no 1° ou 2º semestre, o candidato deverá realizar apenas uma única inscrição no Sisu. O período de inscrições é de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Segundo a Diretora de ingresso na graduação da UFMA, Licia Crystine, a mudança foi motivada pela quantidade de vagas ociosas no segundo semestre. “Uma vantagem dessa alteração é o uso da lista de espera ao longo do ano, oferecendo oportunidades aos candidatos que se inscreverem, podendo ser convocados em qualquer uma das chamadas realizadas”, destacou ela.
Em 2024, a UFMA ofertará 5.884 vagas, distribuídas em 92 cursos de graduação presencial, no campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Serão 3.089 vagas reservadas às leis cotas e 2.795 vagas na modalidade ampla concorrência.
Alteração na Lei de Cotas
De acordo com a Lei 14.723, de 2023, os candidatos concorrerão às vagas reservadas pelo programa de cotas, que são 50% do total, apenas se não alcançarem as notas para ingresso às vagas de ampla concorrência. Além disso, houve a inclusão de cota destinada a estudantes quilombolas e uma alteração nos critérios de renda, reduzindo o limite de 1,5 para 1 salário-mínimo vigente.
Aos candidatos, fiquem atentos aos prazos e às orientações divulgadas pela UFMA e pelo MEC para participação no processo seletivo. A mudança representa um passo significativo na busca por um sistema de ensino superior mais acessível e inclusivo.
As inscrições do Sisu 2024 serão realizadas de 22 a 25 de janeiro. O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 31 de janeiro. Já a manifestação de interesse em participar da lista de espera poderá ser feita do dia 30 de janeiro a 7 de fevereiro.