UEMA anuncia novos cursos de graduação para 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS), anunciou quatro novos cursos de graduação para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior, o PAES 2024.

Os novos cursos são:

– Medicina (Bacharelado) / Campus São Luís

– Meteorologia (Bacharelado) / Campus São Luís

– Fisioterapia (Bacharelado) / Campus Itapecuru-Mirim

– Psicologia (Bacharelado) / Campus Coroatá

De acordo com a superintendente de concursos e seletivos da reitoria, Cristiane Pestana, a iniciativa amplia o leque de opções ao público que deseja ingressar em um curso do ensino superior na UEMA.

“São novos cursos e novas opções que ampliam as possibilidades aos futuros candidatos, principalmente nos campi do interior do Estado do Maranhão”, afirma Cristiane Pestana.

Com as novas formações, a UEMA passa a ofertar a todo o Maranhão um número ainda maior de profissionais capacitados para atuarem em áreas mais abrangentes do mercado.

As vagas para os quatro novos cursos estarão especificadas no edital do PAES 2024, que ainda será lançado, e estão destinadas ao segundo semestre de 2024.

O curso de Medicina, que já era oferecido no Campus da UEMA de Caixas, se expande agora para a capital do Estado, que conta com um novo prédio no Campus Paulo VI para acolher os futuros estudantes.

Sobre os cursos

Fisioterapia – Bacharelado (Itapecuru-Mirim)

O Bacharel em Fisioterapia ou Fisioterapeuta atua na recuperação do movimento do corpo humano em todas as suas formas de expressão e de potencialidades. Sua atividade inclui as alterações patológicas, cinético-funcionais, nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Tem como objetivos preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a escolha e a execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Medicina – Bacharelado (São Luís)

O curso de Medicina Bacharelado objetiva formar profissionais para o exercício da Medicina por meio de uma estrutura curricular que envolva novas práticas de aprendizagem no contexto do SUS com as características locais e regionais, não somente com competência técnico-científica, mas também, política, social, educativa, étnica, administrativa, investigativa, ética e humanística visando à qualidade e à integralidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos nas redes de atenção à saúde, às famílias e às comunidades. O Bacharel em Medicina ou Médico atua, de forma generalista, na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças e na reabilitação do ser humano. Realiza procedimentos clínicos e cirúrgicos em ambulatório e atendimento inicial das urgências e das emergências em todas as fases do ciclo biológico. Avalia, sistematiza e decide as condutas mais adequadas baseadas em evidências científicas. Encaminha casos, para as especialidades médicas, de acordo com a organização do Sistema Único de Saúde do País. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Meteorologia – Bacharelado (São Luís)

A Meteorologia é uma ciência que estuda a atmosfera terrestre e seus fenômenos, como chuvas, tempestades, furacões e outras condições climáticas. O curso de Bacharelado em Meteorologia é importante para o Estado do Maranhão por várias razões. Primeiramente, a região nordeste do Brasil é uma das mais afetadas por condições climáticas extremas, como secas e enchentes. A meteorologia é uma ferramenta essencial para prever esses eventos e ajudar as autoridades públicas a tomar decisões informadas para minimizar os impactos desses fenômenos sobre a população. O Bacharel em Meteorologia ou Meteorologista atua na investigação dos fenômenos atmosféricos, buscando a elaboração de prognósticos meteorológicos. Em sua atividade, analisa a circulação atmosférica; classifica e quantifica a periodicidade e a intensidade dos fenômenos meteorológicos; elabora previsões climáticas e meteorológicas de curto, médio e longo prazo, além de formular modelos físicos, matemáticos e estatísticos; analisa dados experimentais e de simulação; avalia e documenta resultados. Obtém e trata dados meteorológicos de superfície, de altitude e de sensoriamento remoto. Desenvolve, testa e valida sistemas e programas computacionais e instrumentos meteorológicos. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; efetua avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Psicologia – Bacharelado (Coroatá)

Curso de Psicologia Bacharelado busca a formação de profissionais capazes propiciar uma avaliação e intervenção psicológica nos processos clínicos, bem como nos processos de proteção social e desenvolvimento humano. O Bacharel em Psicologia ou Psicólogo atua no estudo dos problemas da mente e do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade. É capaz de compreender os múltiplos referenciais que orientam a Psicologia na forma de apreender os fenômenos e processos psicológicos em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sócioculturais. Trabalha em diferentes contextos, na promoção da saúde, do desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Em sua atividade gerencia o trabalho, os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Tags: graduação, Maranhão, medicina, uema