O número de desaparecidos após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), subiu para 16, segundo o Governo do Maranhão.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Até o momento, a Defesa Civil confirmou a morte de uma jovem de 25 anos, identificada como Lorena Ribeiro Rodrigues. Além disso, uma pessoa foi resgatada e levada a um hospital em Estreito.
Entre os desaparecidos, estão o vereador eleito de Novo Repartimento (PA), Ailson Gomes Carneiro, e a esposa dele, Elisangela Santos das Chagas. De acordo com a prefeitura da cidade, o casal viajava em uma caminhonete com destino ao município de Palmas (TO).
Uma câmera de segurança registrou o veículo, conduzido pelo vereador, acessando a ponte às 14h38, quando ocorreu o desabamento do vão central.
Buscas suspensas
O Corpo de Bombeiros (CBMMA), Centro Tático Aéreo (CTA), Polícia Militar (PMMA), Polícia Civil (PC-MA) e Perícia Oficial mobilizaram-se para auxiliar no resgate das vítimas.
Porém, as equipes interromperam as operações de busca pelos desaparecidos ao constatarem que veículos carregados com agrotóxicos e produtos químicos corrosivos caíram no rio Tocantins.
Emergência ambiental
A situação mobilizou especialistas e autoridades para avaliar os riscos ambientais e à saúde pública.
Conforme Marcelo Francisco da Silva, professor da UEMASUL e especialista em limnologia, as áreas mais próximas ao local do acidente, precisam de maior vigilância.
Reconstrução
O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou estado de emergência em razão da queda da ponte, ocorrida no domingo (22). Durante uma coletiva de imprensa, Renan Filho também comunicou a destinação de mais de R$ 100 milhões para a reconstrução da ponte, até 2025, e a abertura de uma sindicância para apurar as causas e os responsáveis pelo incidente.
Tags: desabamento, Maranhão, ponte, tocantins