Sesc Circo 2023 acontece de 13 a 25 de novembro em São Luís e Itapecuru-Mirim

Tudo pronto para mais uma edição do Sesc Circo. Este ano, a programação acontece no picadeiro montado pelo Sesc na Praça Maria Aragão de 13 a 25 de novembro. Na agenda, oficinas, bate-papos, artistas locais, nacionais e o grupo internacional Circo Viralata. O Sesc Circo é aberto ao público e é totalmente gratuito.

O circo é lugar da tradição e também do contemporâneo. Por isso, o Sesc Circo dedica uma parte da programação para a formação e aprimoramento da arte da palhaçaria. Nesta edição, ofertará oficinas de cortejo circense, corpo e comicidade 60+, habilidades circenses, malabares, além de ações de mediações em escolas e instituições sociais.

O tradicional cortejo artístico marca a abertura da programação circense no dia 20 de novembro. A colorida e animada comitiva será formada pelo Coletivo O Circo Tá na Rua, Grupo SLZ, Trupe Pataquada, Núcleo de Arte Educação – NAE e Grupo Clarins ao Vento. Com saída às 16h, da Praça Nauro Machado, o cortejo distribui alegria e convida o público a participar da edição 2023 do Sesc Circo.

Neste mesmo dia, 20/10, o público poderá dar boas gargalhadas na Lona Sesc Circo(Praça Maria Aragão), a partir das 18h, com grupos locais. A partir das 19h30, o grupo Circo Os Kaco (TO) entra em cena com o espetáculo IntervenCirco, que apresenta o clássico show de variedades circenses, com cenas e números de equilíbrio, acrobacia em perna de pau, malabares, tecido acrobático e toda a irreverência das três palhaças tocantinenses.

De 21 a 24 de novembro, o público poderá maratonar 14 espetáculos circenses na Lona Sesc Circo com os grupos MiraMundo Produções Culturais (MA), Jubileu Trupe de Teatro (MA), Jean Caburé  (MA), Cia Barnabô (SP), Dona Zefinha (CE), Palhaço Klaus (SP), Circo Viralata (SWE/COL), Coletivo O Circo tá na Rua (MA), Coletivo O Circo tá na Rua (MA), CiRcA Brasilina/ Palhaça Matusquella (DF) e Fabiano Freitas (RJ).

O espetáculo “Autômato programado para divertir – Dona Zefinha (CE)” combina as linguagens da dança, música excêntrica, circo e do teatro. Já o “Noite de circo para gente grande” de Animo Festas (SP)nos narra seu submundo decadente do palhaço Klaus como um animador de festas infantis ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980.

Nesta edição, o Sesc Circo apresenta a atração internacional Sonhando acordado do Circo Viralata (Suécia e Colômbia). No enredo, um casal de palhaços lida com os obstáculos para realizarem seus sonhos com muita criatividade, malabares, acrobacia, magia, contorcionismo e o cachorro artista Chancho.

SESC CIRCO

O projeto Sesc Circo nasceu com o objetivo de proporcionar momentos de muitas gargalhadas para o público e conhecimento para os profissionais dessa grande arte que é o circo, uma prática com um alto valor sociocultural, que traz consigo valores morais e educacionais. Levando alegria e diversão por onde passa, desde 2013 o Sesc no Maranhão tem incentivado os processos de criação e o fortalecimento da arte do riso no estado por meio de uma programação diversa e gratuita.

Diante da necessidade de uma ação onde o circo fosse o protagonista, o Sesc ampliou em 2022 o conceito inicial da iniciativa visando à difusão das produções circenses, em sua maioria, das regiões Norte e Nordeste, evidenciando artistas e grupos que estão fora dos grandes eixos de circulação nacional, principalmente no âmbito das artes cênicas.

A edição do Sesc Circo de 2023 será exclusivamente presencial, com programações nas cidades de São Luís e Itapecuru-Mirim. A programação inclui também ações culturais acessíveis a pessoas com deficiências, além de dialogar com as comunidades ao entorno dos locais onde serão realizadas as ações.

Fonte: Assessoria.

Tags: Circo, Maranhão, Sesc