Na manhã da última quinta-feira (03), o programa de rádio Bom Dia Difusora recebeu várias denúncias sobre a aposentadoria de servidores do estado, que estariam sem receber o dinheiro.
Segundo as informações, os aposentados que não conseguiram se recadastrar no IPREV (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão) tiveram a aposentadoria do mês de julho suspensa. Já aqueles que conseguiram realizar o cadastro, foram informados de que só receberiam o valor no mês de setembro, o que gerou dúvidas sobre como esses idosos resolveriam suas próprias despesas durante esse período de tempo sem receber.
Ainda de acordo com a denúncia, o número de aposentados que tiveram a aposentadoria suspensa ultrapassaria a média de 9 mil pessoas, entre eles o caso de uma idosa de 87 anos. Entre os requisitos necessários para o recadastro, estava a Prova de Vida, procedimento que nem todos os aposentados e pensionistas conseguiram cumprir.
Em nota, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV) esclarece que, por ocasião do recadastramento 2021, todos os beneficiários foram informados da obrigatoriedade da medida, segundo determina a Lei Estadual Complementar n° 73/04.
Para garantir a probidade e evitar possíveis pagamentos indevidos (fraudes previdenciárias), ocorreu a suspensão do pagamento de servidores que não fizeram o recadastramento entre os meses de setembro de 2021 a junho de 2023.
Acerca do recadastramento, os beneficiários que foram atingidos pela suspensão dos vencimentos podem regularizar a situação gratuitamente, de forma online, pelo endereço eletrônico requerimento.iprev.ma.gov.br/recadastramento/ ou presencialmente, na sede do IPREV, localizada na Avenida São Luís Rei de França, 453, Turu.
Em relação ao restabelecimento dos pagamentos, o IPREV informa que após a regularização, os salários serão compensados no mês posterior ao procedimento, sem prejuízo ao valor estabelecido na folha de pagamento.
Tags: aposentadoria, Iprev, Maranhão