SENAI/MA oferece cursos para comunidades LGBTQIA+ e mulheres negras

 “É muito difícil você ver um projeto voltado para o público LGBTQIA+ no nosso estado. Essa iniciativa nos dá uma grande expectativa de conseguirmos um espaço no mercado de trabalho e a nossa valorização. Já perdi oportunidade por preconceito. Espero que novas chances possam surgir para todos”, é o que enfatiza Camila Aguiar, homem trans, aluno da turma de Assistente de Recursos Humanos do Projeto “Transformação”: Promoção de Empregabilidade para LGBTQIA+ e Mulheres Negras, que teve sua aula inaugural nesta segunda-feira (09), na unidade do SENAI-MA, no Monte Castelo.

O projeto é promovido pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) em parceria interinstitucional com a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e Ministério Público do Maranhão (MPT/MA). O Programa oferta cursos de Assistente Administrativo (160h) e Assistente de Recursos Humanos (180h) para 50 pessoas do público LGBTQIA+ e mulheres negras. As turmas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA) e contam com 25 alunos cada.

A coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade do TJ/MA, a juíza Elaile Silva Carvalho, falou sobre a importância da iniciativa conjunta entre as instituições. “Essa parceria dará oportunidade para que eles possam ter uma qualificação profissionalizante e uma entrada no mercado de trabalho. A união dos órgãos é o que tornou possível a realização do projeto. Precisamos estar atentos ao que acontece a nossa volta e lutar para que todos tenham respeito e oportunidade”, destacou.

O presidente da comissão de Diversidade sexual e de gênero da OAB/MA, Rakley Vinicius, falou da relevância do Programa “Transformação”. “A gente pensou nesse projeto para proporcionar a possibilidade desses indivíduos se capacitarem e estarem mais aptos a conseguirem oportunidades de emprego. Com isso saímos do campo do discurso e vamos para o da ação, afinal de contas é só a ação que é capaz de trazer efeitos para a sociedade”, concluiu.

O Programa mobiliza empresas, movimentos sociais e o poder público para preparar e encaminhar pessoas LGBTQIA+ e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social para oportunidades de formação e vagas no mercado de trabalho, por meio de formação e capacitação.

O SENAI/MA já vem trabalhando com projetos para este público, por meio do Programa SENAI/MA de Ações Inclusivas (PSAI). A finalidade é promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência, entre outras características ligadas à vulnerabilidade social), visando à inclusão e à formação dessas pessoas nos cursos do SENAI/MA.

É o que afirma a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI/MA, Alessandra Brito. “Nos sentimos muito felizes em oportunizar a inserção produtiva desse público por meio da educação profissional. Junto com o PSAI, o Programa vai trazer uma formação de excelência e trazer possibilidades de oportunidades iguais para todos. A educação profissional pode transformar a vida dessas pessoas que estão na invisibilidade, tornando-as protagonistas das suas histórias”, concluiu.

O procurador-chefe do MPT/MA, Maurício Pessoa Lima, destacou a expertise do SENAI/MA como instituição de ensino e sua escolha como parceiro no programa. “O projeto busca dar cidadania para as pessoas e isso se dá por meio da educação. E dentre os parceiros para nos ajudar nessa missão, temos o SENAI/MA, uma instituição que tem excelência na educação e é referência quando se trata de cursos profissionalizantes”, declarou.

Uma iniciativa que pode mudar a vida de muitas pessoas como a da Priscila Oliveira, aluna do curso de Assistente Administrativo. “Me sinto muito feliz em participar desse curso. A gente sabe que o preconceito e o racismo são uma realidade na nossa sociedade. A educação é uma ferramenta importante para a quebrar isso. Tenho muita expectativa que vamos colher bons frutos”, disse.

Durante a cerimônia também estiveram presentes representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGS), que lutam pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ e mulheres negras. É o caso da Juliana Costa, mais conhecida como Ju do Coroadinho, fundadora e coordenadora do grupo Mulheres Negras da Periferia, uma iniciativa de fortalecimento das mulheres negras e suas famílias. “A gente luta pela igualdade e sabemos que a base disso é a educação. Os cursos oferecidos pelo SENAI irão ajudar a nossa comunidade a transformar suas vidas. Acreditamos muito na luta antirracista e na igualdade. E isso só será possível quando tivermos oportunidades na educação e no mercado de trabalho”, ressaltou. Após o evento, os alunos fizeram um momento de ambientação pelo SENAI/MA, conhecendo as dependências do local e os professores.

Fonte: SENAI-MA

Tags: Maranhão, MPT-MA, senai, tjma