Após dois anos de problemas e diversos casos de riscos aos usuários, o Governo do Maranhão, enfim, admitiu que o ferryboat José Humberto é incapaz de operar na travessia entre São Luís e Cujupe. A revogação da autorização precária da embarcação foi feita pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que confirmou a informação, ao Difusora ON, na nesta quinta-feira (11).

A EMAP disse que a revogação foi comunicada à empresa responsável no último dia 22 de dezembro e teve, como principal razão, a ocorrência de alguns eventos, relatados por usuários do serviço e constatados. A veracidade das denúncias foi constatada após fiscalizações empresa portuária.

O ferryboat José Humberto foi trazido do Pará, pelo governador Carlos Brandão (PSB), ainda durante a campanha eleitoral de 2022 e foi anunciado como um transporte de alto padrão.

A mesma embarcação chegou a ser suspensa pelo Ministério da Justiça em 12 de dezembro de 2022, e voltou a circular três dias depois, em 15 de dezembro de 2022, autorizado pela Capitania dos Portos.

Durante estes dois anos, a embarcação continuou a apresentar falhas, incluindo rachaduras, desabamento do forro, infiltração e encalhamento. Só em outubro de 2023, o José Humberto parou duas vezes em seis dias – nos dias 09 e 15.

Em nota, a EMAP afirma que a operação do sistema portuário se mantém normalizada, com a utilização de outras 5 embarcações administradas por 3 operadoras diferentes.

Tags: emap, ferryboat, Maranhão