Seletivo 2024: IFMA divulga 1ª convocação da lista de excedentes

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou a primeira convocação da lista de excedentes no Processo Seletivo Unificado para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2024. O prazo para matrículas vai de 18 a 25 de janeiro. Os candidatos devem se matricular preferencialmente nos campi, mas se não puderem comparecer também têm a opção de solicitar a matrícula on-line.

 

As matrículas presenciais podem ser realizadas nos respectivos campi das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. Os candidatos deverão ter em mãos toda a documentação exigida no edital de abertura. A matrícula dos menores de idade deve ser feita pelos pais ou parentes de até 3º grau que se apresentem como responsáveis. Mas os estudantes de 16 a 18 anos podem assinar os documentos sozinhos, utilizando o entendimento legal de que são “relativamente capazes”.

Quem optar por solicitar a matrícula on-line poderá fazê-lo até as 18h do dia 25 de janeiro. É preciso criar uma conta na plataforma gov.br antes de iniciar o procedimento. Os candidatos devem preencher o formulário de matrícula e anexar todos os documentos em formato PDF ou imagem, com tamanho máximo de 2 megabytes.

A documentação será submetida à análise do campus. Se os documentos estiverem em conformidade com as normas, o candidato receberá um e-mail informando a validação da matrícula. Se houver alguma documentação incompleta ou incorreta, o candidato receberá um e-mail informando o que precisa ser corrigido no sistema. As pendências devem ser resolvidas ainda dentro do prazo de matrículas, senão o estudante perderá o direito à vaga.

Quem efetivar a matrícula on-line deverá, obrigatoriamente, apresentar os documentos originais à Coordenação de Registro Acadêmico do campus em um momento posterior. Esse procedimento será realizado em conformidade com editais que serão lançados pelos campi.

Clique aqui para acessar a 1ª chamada de excedentes

Clique aqui para solicitar a matrícula on-line

Próximas chamadas

Se sobrarem vagas após esta convocação, uma nova chamada de candidatos excedentes está prevista para o dia 29 de janeiro, com matrícula de 30 de janeiro a 5 de fevereiro.

*Com informações da Assessoria.

Tags: convocação, IFMA, lista de excedentes